Sessões da Câmara são transmitidas com intérprete de Libras

Sessões da Câmara são transmitidas com intérprete de Libras

Por: Silvia Morais - Foto: Reprodução TV Câmara

A Câmara Municipal retorna do recesso legislativo transmitindo todas as sessões, ordinárias, extraordinárias e solenes, com intérprete de Libras, a linguagem de sinais para surdos/mudos.

A transmissão em Libras foi criada através da Resolução 30/2013, que dispõe sobre a presença de intérprete da língua brasileira de sinais nas sessões da Câmara Municipal.

Através do Pregão Eletrônico, a Câmara contratou a empresa Educalibras treinamento e desenvolvimento de idiomas de Libras, para a prestação de serviços de tradução simultânea de todas as sessões realizadas no legislativo municipal.

O objetivo da transmissão simultânea é a inclusão social como uma forma de derrubar barreiras e permitir que a população surda/muda tenha acesso a todo o processo legislativo.

Criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos, a Libras é uma forma de linguagem natural, e podemos concluir que a utilização da linguagem brasileira de sinais deve ser cada vez mais popularizada e incentivada, colaborando para a melhoria da qualidade de vida dos surdos, como uma forma de assegurar os direitos como cidadão e o respeito às diferenças.

Você pode assistir as sessões ordinárias pelos canais 31.4 (digital), 5 (Net) e 9 (Vivo), e também pelo facebook e Youtube, sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 18 horas.